Imprimir
04
Jul.

Sevilha: A cúpula da ONU reúne diversos Estados, com ausências notáveis. A PICM está presente nas sessões.

A delegação da PICM à 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento foi composta pelo presidente, o secretário e o vice-tesoureiro. Participaram das sessões de trabalho, onde ouviram intervenções de presidentes e enviados governamentais de diversos países. Também se reuniram com outras ONGs e professores universitários.

2025 07 03 Cumbre Sevilla Argote Ponga Alañon logotipo

A cúpula da ONU, realizada em Sevilha (30 de junho a 3 de julho), reuniu setenta chefes de Estado e de governo e duzentas delegações de Estados e organizações internacionais. A ausência dos Estados Unidos, que deixou seus assentos vazios, foi notável.

Os participantes puderam obter uma visão geral dos atuais problemas globais: o combate à pobreza, o financiamento da cooperação para o desenvolvimento, o problema da dívida externa, a situação financeira dos países, a participação da sociedade civil, o envolvimento das empresas no desenvolvimento, etc. Inúmeros governos levantaram suas vozes para exigir uma mudança no sistema financeiro atual, especialmente no que diz respeito ao pagamento dos juros da dívida. A situação é tão complexa que alguns países precisam pagar mais em juros da dívida do que em assistência médica para suas populações. A Santa Sé e a Caritas Internacional lançaram a campanha "Transformando Dívida em Esperança".

2025 06 29 Sevilla Cumbre Noticias ambiente 3Uma vista das salas de trabalho da cúpula de Sevilha.

Esta é a primeira vez que a PICM participa de uma cúpula da ONU. O credenciamento junto às Nações Unidas é um reconhecimento do trabalho da PICM, representada pelo Presidente, Rafael Rodríguez-Ponga; pelo Secretário, Ignacio Argote; e pela Vice-Tesoureira, Maribel Alañón. Os três participaram de sessões e se encontraram com delegados governamentais, organizações não governamentais e professores universitários. No geral, a participação da PICM foi muito benéfica.

2025 07 03 Cumbre Sevilla Argote Ponga Alañon

A PICM saúda a realização da cúpula e a aprovação do documento denominado "Compromisso de Sevilha", pois representa mais um passo na luta da comunidade internacional para aliviar a pobreza e a fome em todo o mundo. Ao mesmo tempo, reconhece as limitações e dificuldades.

O documento "Compromiso de Sevilla" foi publicado nos idiomas oficiais da ONU: https://docs.un.org/A/CONF.227/2025/L.1

2025 06 30 Sevilla Cumbre Berten Pedrajas Peiro Ponga Domingo Villanueva

Da esquerda para a direita: Manuel Bretón, presidente da Caritas Espanha; Marta Pedrajas, ex-coordenadora de área do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral (Vaticano); Natalia Peiro, secretária-geral da Caritas Espanha; Rafael R. Ponga, presidente da PICM; Agustín Domingo Moratalla, professor de Filosofia Moral e Política (Universidad de Valencia); e Dani Villanueva, coordenadora-geral da Federação Internacional de Fé e Alegria.

Entre em contato

Sede Social: Calle Bellesguard, 30. 08022 Barcelona. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr