Madrid: A PICM expressa suas condolências pela morte do Papa Francisco
Representantes da Plataforma Internacional para a Cooperação e Migrações (PICM) visitaram a Nunciatura Apostólica em Madrid para assinar o livro de condolências pelo falecimento do Papa Francisco.
Sua Santidade o Papa Francisco faleceu em 21 de abril. No sábado, 26, seu funeral demonstrou o poder global de sua palavra. Cem chefes de Estado e de governo se reuniram no Vaticano; bem como líderes de organizações internacionais, bem como chefes de diversas denominações religiosas.
A PICM aprecia muito a atenção especial que o Papa Francisco tem dado aos problemas sociais do nosso tempo. As encíclicas Laudato Si (2015) e Fratelli Tutti (2020) dedicam atenção especial aos migrantes, aos pobres e aos problemas do mundo de hoje. A nova encíclica Dilexit Nos (2024) recorda que o amor humano e divino deve estar no centro das atividades humanas.
O presidente da PICM disse: “O Papa Francisco soube nos guiar com seus ensinamentos e magistério para interpretar os problemas da sociedade atual a partir de um lugar de fé, esperança e, acima de tudo, caridade”. Rafael Rodríguez-Ponga acrescentou que é "muito grato por sua inspiração em relação à migração e à necessidade de abordar a pobreza global".
A mensagem do Papa Francisco encoraja a PICM, suas organizações e seus membros a continuar trabalhando para entender e resolver os problemas. Sem dúvida, Francisco marca uma era no compromisso social da Igreja e dos católicos.