BARCELONA: SEMINÁRIO SOBRE OS DESAFIOS DA IMIGRAÇÃO E DO TRABALHO NA EUROPA
Nos dias 4 e 5 de julho, foi realizado em Barcelona o seminário internacional “Imigração na Europa e a Agenda de Trabalho Decente da OIT”. É uma atividade organizada pela Universitat Abat Oliba CEU e pela PICM, com a colaboração do Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (EZA).
Este seminário centrou o olhar em três pilares: as universidades, como centros de formação em que se expressa a convivência; os desafios e oportunidades da presença de refugiados na UE; e a agenda da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Estes três temas foram desenvolvidos nas sessões de trabalho:
4 de julho, às 12h. Sessão de Trabalho I. 'A Universidade como espaço de convivência e integração'. O reitor do UAO CEU e presidente da PICM, Rafael Rodríguez-Ponga, fez a apresentação, e o vice-reitor de Planejamento e Qualidade Acadêmica do UAO CEU, Swen Seebach, interveio. Debate entre Ignacio Argote, do CEAT e secretário da PICM; e Jorge Martínez, professor de Mídia Social da UAO CEU.
4 de julho às 16h Sessão de Trabalho II. “Refugiados na União Europeia”. O vice-reitor de Relações Internacionais e Pesquisa da UAO CEU, Alessandro Mini, apresentou e Aneta Szczykutowicz, Europjski Dom Spotkan Fundacka Nowy (EDS-FNS, Polônia) interveio. Debate entre Vittorino Rodaro, UNAIE-Trentini nel Mondo, PICM; e Maria Reina Martin, Vice-Presidente de PICM e EZA.
Na tarde da mesma segunda-feira, 4 de julho, eles visitaram o centro de acolhimento de imigrantes da igreja de Santa Anna. Ouviram diretamente os testemunhos das pessoas acolhidas. A professora Anna Garriga coordenou a visita.
5 de julho às 9h30 Sessão de Trabalho III. “A agenda da Organização Internacional do Trabalho: mobilidade dos trabalhadores”. Piergiorgio Sciacqua, co-presidente da EZA e vice-presidente do PICM, fez a apresentação, e Carmen Parra, diretora da Cátedra UNESCO em Paz, Solidariedade e Diálogo Internacional da UAO CEU, interveio. Debate entre Maribel Alañón, diretora da Fundación Concordia y Libertad e vice-secretária da PICM, e Josep Calvó, tesoureiro do PICM.
Na terça-feira, 5 de julho, às 12h00, ocorreu a intervenção do Movimento Cristiano Lavoratori, que serviu de sessão final, prévia à reunião do Conselho de Administração da PICM.
Antes de iniciar os trabalhos, os participantes do seminário foram recebidos pelo Arcebispo de Barcelona e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Juan José Omella, na segunda-feira, 4 de julho, na sede do Palâcio Episcopal.