Imprimir
16
Nov.

MADRID: JORNADA DESENVOLVIMENTO COM EQUIDADE. REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO NOVO CONTEXTO MUNDIAL

picm11201500Na sexta-feira, 13 de novembro, a Plataforma Internacional de Cooperação e Migração (PICM) organizou, no Escritório de Representação da Comissão Europeia em Espanha (Madrid), a jornada Desenvolvimento com Equidade. Redução das Desigualdades no Novo Contexto Mundial. Com esta jornada, apoiada pela Secretaria-geral de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (SGCID), a PICM quis promover um maior conhecimento, por parte da sociedade em geral, sobre o desenvolvimento com equidade a partir de diversas perspetivas e o seu reflexo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na nova Agenda 2030, cuja finalidade é a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, combatendo as desigualdades dentro dos países e entre eles.

 

picm11201501A inauguração da jornada esteve a cargo de Juergen Foecking, diretor adjunto da representação da Comissão Europeia em Espanha, juntamente com Rafael Rodríguez-Ponga, presidente da Plataforma Internacional de Cooperação e Migração – PICM, os quais falaram de desenvolvimento e imigração e da necessidade de reforçar as instituições europeias para a criação de um espaço de liberdade e de diversidade crescente.

Iniciou a jornada Jesús Casado, presidente do Centro Espanhol para os Assuntos dos Trabalhadores - CEAT e secretário da PICM, que apresentou a conferência do Prof. Javier Morillas, catedrático de Economia Aplicada da Universidade San Pablo CEU, sobre Os Países de Rendimento Médio na Agenda 2030 (ver apresentação)

picm11201503De seguida, Valentina Martínez, porta-voz adjunta GP da Comissão de Cooperação no Congresso - X Legislatura, apresentou Ignacio Uriarte, diretor do Planeamento, Coordenação, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria-geral Ibero-americana - SEGIB, o qual falou sobre os desafios da região ibero-americana face à Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ver apresentação).

picm11201504Mais adiante, María Reina Martín, secretária-geral da Associação para a Formação, Investigação e Desenvolvimento Social dos Trabalhadores – FIDESTRA e vice-presidente da PICM, introduziu a palestra de Paloma Durán, diretora do Fundo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, sobre os novos atores na Agenda de Desenvolvimento Sustentável (ver apresentação)

A última intervenção competiu a Josep Calvó, presidente da União de Centros de Estudo do Mediterrâneo - UCEM e tesoureiro da PICM, que abordou o compromisso universal em prol de um Desenvolvimento Humano e Sustentável, e a posição espanhola para a Agenda Pós 2015 esteve a cargo de Francisco Quesada, assessor da Secretaria-geral de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - SGCID (ver apresentação)

* Para mais informações sobre as palestras, por favor clique aquí

Entre em contato

Sede Social: Calle Bellesguard, 30. 08022 Barcelona. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr