Vaticano: o Papa recebe o MCL
O Movimento Cristiano Lavoratori (MCL) completou 50 anos desde a sua fundação em 1973. O MCL é membro fundador e muito ativo da PICM.
Por isso, seus membros foram recebidos pelo Papa Francisco na Sala Paulo VI, no Vaticano, na sexta-feira, 9 de dezembro de 2022.
O presidente geral do MCL, Antonio Di Matteo, dirigiu algumas palavras, em nome de toda a organização. Também esteve presente o presidente do Conselho Geral do MCL, Piergiorgio Sciacqua, que é vice-presidente da PICM.
O Papa Francisco disse em seu discurso:
“Há cinquenta anos, o vosso Movimento deu os primeiros passos sob a bênção do Papa São Paulo VI; e hoje você veio compartilhar comigo este momento de gratidão. Obrigado pelo bem semeado nesses anos de vida. Obrigado pelo empenho com que se pôs ao serviço da sociedade italiana através de atividades de formação, círculos, mecenato, atenção ao mundo do trabalho nas suas diversas facetas e serviço público.
Sei que se refere à doutrina social da Igreja: exorto-vos a continuar a fazê-lo e, se possível, sempre melhor. Os princípios da solidariedade e da subsidiariedade, devidamente conjugados, estão na base de uma sociedade que inclui, não exclui ninguém e privilegia a participação”.
https://www.vatican.va/content/francesco/es/speeches/2022/december/documents/20221209-movim-cristiano-lavoratori.html
Alguns convidados internacionais: Norbert Schnedl (tesoureiro da EZA), Carmen Quintanilla (AFAMMER), Alessandro Mini (subsecretário do PICM e vice-reitor da Universitat Abat Oliba CEU), com Piergiorgio Sciacqua.