Madrid: o futuro da cooperação para o desenvolvimento envolve todos.
A "Fundación Concordia y Libertad" reuniu em Madrid, nos dias 7 e 8 de novembro, um grupo de líderes políticos para estudar o futuro da cooperação para o desenvolvimento.
Especificamente, analisaram o atual contexto global, após as grandes cúpulas que definiram as políticas internacionais de desenvolvimento. Os participantes confirmaram a importância do papel dos diferentes atores: ONGs, governos nacionais, regionais e locais; e outros.
As sessões foram coordenadas por Maribel Alañón, diretora da "Fundación Concordia y Libertad", e membro do Conselho de Administração da PICM.
O acto foi encerrado pelo vice-presidente da Fundação, Cuca Gamarra, que sublinhou a importância da política de cooperação para o desenvolvimento.
Entre os participantes presentes, destacam-se o senador Alberto Fabra, ex-presidente da Comunidade Valenciana; Gonzalo Robles, porta-voz de Assuntos Ibero-americanos do Senado, que foi Secretário-Geral da Cooperação Espanhola (AECID); os deputados Elvira Velasco e Gabriel Elorriaga; eurodeputado Gabriel Mato; Carlos García Carbayo, prefeito de Salamanca e presidente da Comissão de Cooperação da Federação de Municípios (FEMP). Em nome dos governos regionais, entre outros, Luis Martínez Sicluna, de Madrid; Enric Millo, da Andaluzia; e Jesús Gamallo, da Galiza.