Imprimir
21
Mar.

Sintra (Portugal): visão humanista para o trabalho digital

A BASE-Frente Unitária de Trabalhadores (BASE-FUT) e o Centro de Formação e Tempos Livres (CFTL), organizaram um seminário internacional sobre os desafios da digitalização da economia.

PHOTO-2022-03-10 Sintra EZA PICM

Em suas intervenções, os participantes concordaram com a ideia de que é necessário reforçar a visão humanista em uma economia cada vez mais digital. É preciso colocar as pessoas no centro, para conseguir uma vida digna.

O seminário reuniu membros de organizações de trabalhadores da Alemanha, Espanha, Itália, França e Portugal; além de pesquisadores universitários, ecologistas, formadores e uma empresa do setor de tecnologia.

A inauguração foi realizada pelo presidente do CFTL, Paulo Caetano, e pelo presidente do EZA, Luc van der Brande, que falaram sobre a importância de verbalizar o impacto da economia digital na vida dos trabalhadores.

Os eventos começaram com uma nota condenando a invasão da Ucrânia e uma declaração de solidariedade aos cidadãos ucranianos.

Os oradores, bem como os participantes, debateram a dependência energética e as suas implicações na vida dos cidadãos; sobre a grande crise de recursos que sofremos como resultado da digitalização das economias; sobre novos materiais como o lítio; dos custos das energias renováveis ​​e da sustentabilidade. Da mesma forma, a flexibilidade dos postos de trabalho e a constante adaptação exigida por um mundo cada vez mais tecnológico. Assim como o impacto para homens e mulheres.

João Paulo Branco, presidente da BASE-FUT, liderou o seminário. Entre outros, Paula Tejero (USO, Unión Sindical Obrera), Joseph Thouvenel (CFTC), Wolfgang Herrmann (Ministério dos Trabalhadores Católicos), Carmen Quintanilla (Afammer), Orlando Coutinho (Fidestra), Alessandro Mini (Universitat Abat Oliba CEU Barcelona).

A mensagem central era que as pessoas devem estar no centro da mudança. Pedro Estevão (BASE-FUT) e Piergiorgio Sciacqua (EZA e PICM) fecharam o evento.

Mais informações podem ser encontradas em https://www.uso.es/uso-participa-en-seminario-de-eza-sobre-trabajo-digital/

Entre em contato

Sede Social: Calle Bellesguard, 30. 08022 Barcelona. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr