Imprimir
13
Fev.

Olhão (Portugal): a importância dos imigrantes no campo agrícola

Os imigrantes são a parte essencial do desenvolvimento agrícola da Europa. A FIDESTRA organizou um seminário internacional sobre o trabalho na agricultura. Decorreu na cidade de Olhão (Algarve, Portugal), perto de Faro, de 10 a 13 de fevereiro de 2022.

O seminário foi aberto por Maria Reina Martin, secretária executiva de FIDESTRA e vice-presidente da PICM e EZA; Juntamente com Piergiorgio Sciacqua, co-presidente do EZA e vice-presidente da PICM. As sessões contarão com a participação de Fernando Moura e Silva, Presidente da FIDESTRA.

2022-02-11 Olhao FIdestra 2

O testemunho e as reflexões do Sr. Kamal tiveram impacto. Emigrou da Índia para Portugal e hoje é gerente da empresa Fórmula Regular.

O título do seminário foi «Trabalhadores desprotegidos são pessoas vulneráveis: o papel das organizações de trabalhadores e da sociedade na humanização do trabalho na agricultura». Foi financiado pel EZA e pela União Europeia. É realizado no âmbito das atividades da PICM.

Do lado português, a participação de Vlademiro Duarte, Alto Comissário para as Migrações (ACM); António Lúcio, director da Rádio Pax (Beja); Dr. Carlos Montemor, director do centro local da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho); Dr. Paulo Nicolau, director regional do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras); e o Comandando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Faro.

A conferência de encerramento foi proferida pela Dra. Olga Lasaga, diretora do Observatório do Trabalho da Universitat Abat Oliba CEU (UAO), que expôs seu projeto de atendimento aos jovens imigrantes na Espanha. O vice-reitor de Relações Internacionais daquela Universidade, Dr. Alessandro Mini, liderou uma das sessões.

Participaram uma centena de especialistas de várias instituições em Portugal, Itália, Alemanha, Espanha, França, Sérvia, Roménia, Chipre, Ucrânia, Bulgária, Albânia e Lituânia. O programa mostra o alto nível do seminário.

Entre os participantes estão o Dr. Rafael Rodríguez-Ponga, Presidente da PICM; Ignacio Argote, secretário da PICM; Wolfgang Herrmann (Diocese de Rottenburg-Stuttgart, Alemanha); César Rodríguez (CEAT, Espanha); Joseph Thouvenel (CFTC, França), vice-presidente do EZA; Bogdan Hossu (Cartel Alfa, Romênia), vice-presidente do EZA; Giorgio D'Antoni (EFAL, Itália); e Carmen Quintanilla (AFAMMER, Espanha).

Entre em contato

Sede Social: Calle Bellesguard, 30. 08022 Barcelona. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr