Imprimir
29
Nov.

SAN MILLÁN DE LA COGOLLA: JORNADAS SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL E LINGUÍSTICA, MINORIAS E IMIGRAÇÃO

sanmi01Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o Mosteiro de San Millán de La Cogolla (comunidade autónoma de La Rioja) acolheu o seminário "Diversidade cultural e linguística, minorias e imigração", organizado pela PICM e pela Fundação Humanismo e Democracia (sócio Fundador da Plataforma), com a colaboração da Fundação San Millán de La Cogolla.

Ao longo do seminário, foi destacada a importância da Língua Espanhola como veículo essencial para a integração dos imigrantes em Espanha. Conhecer a Língua Espanhola é fundamental para encontrar trabalho, para poder relacionar-se com os outros e integrar-se na sociedade de acolhimento. Além disso, o conhecimento da Língua Espanhola permite o acesso a um universo cultural de grande dimensão, pois a mesma é falada por 470 milhões de pessoas em todo o mundo.

sanmi05A sessão, aberta ao público, contou com a participação de Raquel Fernández Tejerina (presidente da Câmara Municipal de San Millán de La Cogolla), Conrado Escobar (conselheiro de Políticas Sociais, Família, Igualdade e Justiça, do Governo de La Rioja), Emilio del Río (Deputado no Parlamento), Dionisio García Carnero (porta-voz da Comissão de Assuntos Ibero-americanos no Senado) e Rafael Rodríguez-Ponga (Presidente da PICM e da H+D).

Conrado Escobar expôs a situação da imigração na Comunidade Autónoma de La Rioja, onde vinte por cento da população é de origem estrangeira. Uma nota distintiva da imigração em La Rioja é a elevada taxa de população paquistanesa. No conjunto de toda a Espanha, a seguir à província de Barcelona, é La Rioja que alberga o maior número de cidadãos paquistaneses. Também regista uma alta taxa de imigrantes marroquinos e subsarianos.

sanmi02Frisou o sucesso no acolhimento de todas estas pessoas sem que tenha ocorrido qualquer tipo de problemas. E repisou o esforço que está a ser feito para ensinar a língua à população estrangeira, a fim de que a mesma se integre socialmente e encontre trabalho com mais facilidade.

Dionisio García Carnero salientou a importância do Protocolo-Compromisso de San Millán de La Cogolla, elaborado pela H+D e assinado há três anos, como um instrumento para conseguir a integração linguística e cultural das minorias étnicas do Peru.

Entre em contato

Sede Social: Calle Bellesguard, 30. 08022 Barcelona. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr