Imprimir
26
Fev.

Madrid: Seminário internacional sobre a "Agenda Post 2015 e Desenvolvimento Sustentável"

agp2015Na passada terça-feira dia 25 de fevereiro, a Plataforma Internacional de Cooperação e Migração (PICM) celebrou na Casa de América em Madrid um seminário internacional sobre a "Agenda Post 2015 e Desenvolvimento Sustentável", com o apoio da Secretaria-Geral de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (SGCID) do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha.

 

A jornada visava aumentar o conhecimento e a compreensão das políticas referentes à participação nos objectivos da Agenda Post 2015 e do Desenvolvimento Sustentável, e ao mesmo tempo estabelecer vias para facilitar a colaboração entre os diversos agentes de desenvolvimento e organizações da sociedade civil nos diferentes países europeus.

 

agp20151A sessão de abertura esteve a cargo de Tomás Poveda, Diretor Geral da Casa América, e Rafael Rodríguez-Ponga, Presidente da Plataforma Internacional de Cooperação e Migração (PICM), com um discurso pronunciado por Jesus M. Gracia Aldaz, Secretário de Estado da Cooperação Internacional e para a Ibero-América (MAEC).

agp20152A siguiente intervenção foi a de Amalia Navarro, Coordenadora de Comunicação & Parcerias para a Espanha e a América Latina da Campanha do Milênio das Nações Unidas em Espanha, na conferência sobre "O futuro que queremos para todos: posicionamento das Nações Unidas na Agenda Post 2015", apresentada por Ignacio Uriarte, Porta-Voz Adjunto da Comissão de Cooperação do Congresso dos Deputados da Espanha.

agp20153

 

Maribel Alañón, a Secretária Técnica da PICM e Diretora Geral da Fundação Humanismo e Democracia, apresentou o Assessor de Negócios Estrangeiros no Parlamento Europeu, Gabriel de Cáceres, que falou sobre o “Desenvolvimento num mundo em mudança: para um quadro pós 2015. Posicionamento da UE sobre a Agenda Post 2015”.

agp20154

 

Logo foi a vez de María Larrea, Subdiretora-Geral Adjunta para Políticas de Desenvolvimento da Secretaria-Geral da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (SGCID), apresentada por Francisco Quesada, Vogal Assessor, Gabinete do Secretário-Geral da Cooperação Internacional. Falou sobre o “Compromisso global para o desenvolvimento inclusivo e sustentável: considerações sobre a Agenda Post 2015 desde a perspectiva da Espanha”.

 agp20155

O último bloco de palestras foi apresentado por Javier Sota, Coordenador do Programa de Seguimento das Políticas Espanholas de Cooperação (Fundação FIIAPP), e conduzido por Daniel Gayo, Professor Titular de Economia Aplicada da Universidad Rey Juan Carlos. No seu discurso falou sobre o "Financiamento do desenvolvimento na Agenda Post 2015"

agp20156Então deu início a intervenção dos oradores internacionais. Artur Rêgo, deputado do CDS-PP na Assembleia da República de Portugal, apresentado por María Reina Martín, Vice-Presidente da PICM e Secretária-Geral da Associação para a Formação, Investigação e Desenvolvimento Social dos Trabalhadores (FIDESTRA), que avançou uma visão sobre o posicionamento de Portugal na definição da Agenda Post 2015.

agp20156

 

Para Itália o Vice-Presidente Primeiro da PICM, Presidente do Ente Nazionale per la Formazione e l’Addestramento dei Lavoratori (EFAL), Piergiorgio Sciacqua, apresentou a Maria Teresa Gatti, diretora do Knowledge Center de Avsi, que fez comentários sobre a posição da Itália na definição da Agenda Post 2015.

agp20158O ato foi encerrado por Rafael Rodríguez-Ponga, presidente da PICM, que apresentou ao público o novo Director-Geral de Imigração da Secretaria dos Assuntos Sociais da Comunidade de Madrid.

 

 

Entre em contato

Sede Social: C/ Bravo Murillo, 120. Portal Izq. 1º A. 28020. Madrid. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr