Imprimir
03
Fev.

Porto: as organizações sociais analisam a nova situação europeia

on 03-02-2020.

Oporto1"Estamos diante de um processo histórico reverso"

O PICM promoveu um encontro europeu no Porto, organizado pela FIDESTRA, com a presença de líderes de entidades sociais de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Hungria e Polônia.

Em seu discurso, o presidente do PICM, Rafael Rodríguez-Ponga, destacou que a imigração está no centro do debate social, a ponto de o primeiro ministro britânico apontar ontem esta questão como um ponto-chave para justificar a saída do Reino Unido da UE.

"Estamos diante de um processo histórico reverso", disse Rafael Rodríguez-Ponga, que também é reitor da Universitat Abat Oliba CEU de Barcelona. Ele explicou que, há décadas, a UE vem se expandindo e que trabalhamos há muitos anos para fortalecer a política comum de imigração e refúgio, para dar respostas conjuntas a desafios tão amplos. A partida do Reino Unido abre um estágio de nova complexidade".

Imprimir
10
Jul.

Barcelona: a PICM comemora o seu décimo aniversário com a celebração de um seminário para refletir sobre o papel das organizações Sociais e de Trabalhadores nos problemas globais

on 10-07-2019.

bcn2Nos dias 8 e 9 de julho de 2019, a Universitat Abat Oliba CEU de Barcelona acolheu o seminário internacional “Os Problemas Globais, cinco séculos depois da primeira volta ao Mundo (ver programa) organizado pela Plataforma Internacional de Cooperação e Migração e UOA. -CEU, seminário que contou com o apoio financeiro da União Europeia e do EZA.

Este Seminário contribuiu para o debate sobre o papel das organizações de trabalhadores e organizações sociais, na Europa de hoje, em matéria de política europeia sobre imigração, sobre os direitos dos migrantes, bem como os novos desafios para a integração sócio laboral, destes. Tudo isso dentro de um quadro de estudo, alicerçado numa visão global, cinco séculos após a primeira volta ao Mundo.

Imprimir
27
Fev.

Paris: Promover a integração sócio laboral de migrantes e refugiados na União Europeia

on 27-02-2019.

mesaRafaelRafael Rodríguez-Ponga, Presidente da PICM, participou neste fim-de-semana num seminário internacional, sobre migrantes e refugiados, realizado em Paris e que contou com representantes de 13 países europeus.

O Seminário, “Promover o processo de integração sócio laboral dos migrantes e refugiados na União Europeia", foi organizado pela FIDESTRA, com o apoio da União Europeia e do EZA.

No decurso do seminário, os participantes partilharam a sua visão sobre a situação migratória, os diferentes países, quer dos que entram ou saem dos seus países. A emigração portuguesa, para a França, e os testemunhos de integração social e laboral, destes emigrantes, foi partilhado com os participantes, comparando-a com as situações migratórias de outros países europeus.

Os processos de integração e as dificuldades para realizar plenamente essa integração social e laboral, fizeram parte da discussão, assim como a reflexão sobre a ausência de políticas comuns face aos movimentos migratórios e a violação dos compromissos europeus assumidos em relação aos refugiados, essenciais para responder a este grande desafio comum.

Entre em contato

Sede Social: C/ Bravo Murillo, 120. Portal Izq. 1º A. 28020. Madrid. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr