Barcelona / Iquique: Estudo sobre a integração de jovens imigrantes na Espanha e no Chile
Dois professores da Universidade Abat Oliba CEU, de Barcelona, estão a realizar um projeto de investigação sobre a integração de jovens imigrantes. A Dra. Carmen Parra e a Dra. Olga Lasaga viajaram para a cidade de Iquique (região de Tarapacá, Chile).
O projeto tem o seguinte título: “Das barreiras às oportunidades, ajudando a integração de jovens migrantes”. É financiado pelo ICUSTA (Conselho Internacional de Universidades baseado no espírito de São Tomás de Aquino). O presidente da ICUSTA é o Dr. Alessando Mini.
O projeto é uma colaboração entre a Universitat Abat Oliba CEU (Barcelona, Espanha) e a Universidad Santo Tomás (Iquique, Chile). A Universidade Abat Oliba CEU é membro da PICM.
As professoras Carmen Parra e Olga Lasaga visitaram a comunidade de imigrantes bolivianos localizada no povoado de La Caleta Los Verdes (Iquique, Tarapacá).
O projecto permitiu verificar a eficácia do programa de intervenção social junto da população imigrante desenvolvido em conjunto pelos grupos de investigação das duas universidades. A sua implementação tem como objetivo melhorar a autoestima e a capacidade de comunicação para promover a inserção dos participantes no mercado de trabalho.
Os pesquisadores trabalham com mulheres imigrantes árabes em Barcelona e com imigrantes bolivianos em Iquique.
Este encontro de grupos de investigação permitiu estabelecer as bases para a criação de um guia prático que será oferecido abertamente a entidades públicas e privadas. Os pesquisadores prepararão dois artigos científicos que serão publicados em revistas de prestígio.
Os professores ministraram um curso sobre responsabilidade social universitária para alunos da Universidade de Santo Tomás, em Iquique.
A Dra. Carmen Parra é professora de Direito Internacional; e é diretor da Cátedra UNESCO de Paz, Solidariedade e Diálogo Intercultural. A Dra. Olga Lasaga é professora de Psicologia Social e diretora do Observatório do Trabalho.