Declaração de la PICM. A PICM manifesta a sua preocupação com a situação actual: UE, Ucrânia, Israel.
A Plataforma Internacional para a Cooperação e as Migrações (PICM), reunida em Trento, gostaria de afirmar o seguinte:
1. Insistimos na necessidade de fazer avançar a política europeia comum em matéria de imigração. A União Europeia pode responder a muitas questões para superar as visões nacionais.
2. Destacamos os aspectos éticos na consideração das migrações, no âmbito da doutrina social da Igreja.
3. Continuamos atentos à situação da guerra na Ucrânia, especialmente aos refugiados. Mostramos a nossa solidariedade para com o povo ucraniano.
4. Expressamos a nossa profunda preocupação com o Médio Oriente. Condenamos o ataque terrorista contra Israel. Mostramos a nossa solidariedade com o povo israelita e com o povo palestiniano.
5. Mostramos a nossa dor pela situação dramática de tantos africanos que emigram por mar, de forma irregular, de África para a Europa.
6. Estamos convencidos da utilidade da cooperação para o desenvolvimento. Por conseguinte, é necessária mais ajuda aos países em desenvolvimento.
7. Valorizamos o importante papel das entidades educativas e académicas, para alcançar a melhor convivência entre pessoas, cidades e nações.
8. Manifestamos a nossa preocupação com o aumento das opiniões xenófobas e racistas.
9. Defendemos a democracia e as liberdades individuais. A sua ausência é causa de movimentos migratórios.
10. Reiteramos o compromisso da PICM, das suas organizações e da sua equipa de gestão em continuar a trabalhar para o bem comum.
Monte Bondone, Trento (Itália), 14 de outubro de 2023.