Imprimir
03
Fev.

Porto: as organizações sociais analisam a nova situação europeia

Oporto1"Estamos diante de um processo histórico reverso"

O PICM promoveu um encontro europeu no Porto, organizado pela FIDESTRA, com a presença de líderes de entidades sociais de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Hungria e Polônia.

Em seu discurso, o presidente do PICM, Rafael Rodríguez-Ponga, destacou que a imigração está no centro do debate social, a ponto de o primeiro ministro britânico apontar ontem esta questão como um ponto-chave para justificar a saída do Reino Unido da UE.

"Estamos diante de um processo histórico reverso", disse Rafael Rodríguez-Ponga, que também é reitor da Universitat Abat Oliba CEU de Barcelona. Ele explicou que, há décadas, a UE vem se expandindo e que trabalhamos há muitos anos para fortalecer a política comum de imigração e refúgio, para dar respostas conjuntas a desafios tão amplos. A partida do Reino Unido abre um estágio de nova complexidade".

O presidente de FIDESTRA, Fernando Moura e Silva, destacou a vontade de continuar contribuindo para o projeto europeu a partir de nossa visão social e política.

A reunião também teve a participação ativa do histórico líder trabalhista alemão, Elmar Brok, presidente da União Europeia dos Trabalhadores Democratas Cristãos (UETDC).

Entre outros participantes, destacou a presença de Piergiorgio Sciacqua, vice-presidente do PICM e co-presidente do EZA; Antonio di Mateo, presidente do Conselho Geral do Movimento Cristiano Lavoratori; Vittorino Rodaro, da UNAIE; Javier Morillas, vice-presidente da UETDC; Ivo Belet, secretário geral da UETDC; Sigrid Schraml, secretário geral da EZA; Bartho Pronk, presidente honorário da EZA; Joseph Thouvenel, secretário confederal da Confederation Française de Travalleurs Chrétiens (CFTC); Ignacio Argote e Francisco Domínguez, do Centro Español de Asuntos de los Trabajadores (CEAT); e Josep Calvó, tesoureiro do PICM.

O seminário faz parte do conjunto de atividades da EZA financiadas pela União Europeia.

Por sua vez, o Conselho de Administração do PICM se reuniu para preparar o trabalho para a próxima assembléia geral.

Na foto, da esquerda para a direita: Ignacio Argote, secretário da PICM; Piergiorgio Sciacqua, vice-presidente da PICM e co-presidente do EZA; Elmar Brok, presidente da UETDC; Rafael Rodríguez-Ponga, presidente da PICM; Sigrid Schraml, secretário geral da EZA; e Cindy Franssen, eurodeputada belga.

Entre em contato

Sede Social: C/ Bravo Murillo, 120. Portal Izq. 1º A. 28020. Madrid. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr