Imprimir
26
Out.

MADRID: SEMINÁRIO INTERNACIONAL "ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER O EMPREGO INCLUSIVO"

eza15111De 16 a 18 de outubro decorreu, em Madrid, o Seminário Internacional "Estratégias para promover o emprego inclusivo" (ver programa), organizado pela Fundação Humanismo e Democracia, sócia fundadora da Plataforma Internacional de Cooperação e Migração (PICM). Este seminário insere-se ao âmbito dos Projetos do Diálogo Social desenvolvidos pelo Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores (EZA), cofinanciado pela União Europeia e com a colaboração da PICM.

Ao longo de três dias, debateu-se sobre Integração e Inclusão no mercado laboral e sobre as perspetivas de futuro das pessoas em situação de vulnerabilidade na Europa, com as experiências da Alemanha, Itália, Bélgica, Polónia, Portugal e Espanha. A realização do seminário coincidiu, no dia 17 de outubro, com a celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Nesse sentido, manifestou o seu firme compromisso de continuar a trabalhar para a erradicação da pobreza extrema, aderindo desse modo ao lema das Nações Unidas deste ano, o qual é "Construir um futuro sustentável: unir-nos para pôr fim à pobreza e à discriminação"

eza1510A abertura do seminário esteve a cargo de Rafael Rodríguez-Ponga, presidente da PICM, de Josep Calvó, tesoureiro da PICM e vice-presidente do Centro Europeu para os Assuntos dos Trabalhadores - EZA (Alemanha) e de Carlos Izquierdo, Secretário (Consejero) de Políticas Sociais e Família da Comunidade Autónoma de Madrid, que falou sobre a imigração na Comunidade de Madrid, "um lugar onde não se concebe o imigrante como vítima do capitalismo, agradecendo a sua vinda para iniciar aqui o seu novo projeto de vida, sendo mais um, com iguais deveres, direitos e oportunidades". Fruto desse compromisso foi a criação dos CEPIS, em que se promove a igualdade, o emprego, a integração e o conhecimento mútuo. Destacou que a Comunidade de Madrid "continua a acreditar que a melhor política social é a de criar emprego, e não a de dar subsídios", e por isso mostrou o seu compromisso com o apoio ao emprego inclusivo daqueles que desejam trabalhar mas que encontram maiores dificuldades.

eza153A jornada de sexta-feira foi dividida em duas sessões de trabalho. Na primeira, intitulada Situação do Mercado de Trabalho em Espanha e Perspetivas de Futuro. Medidas de Ativação para o Emprego, interveio José Ramón Pin, Professor do IESE - Business School da Universidade de Navarra. De seguida foi apresentado o estudo: "Integração e Inclusão no Mercado Laboral da Estratégia Europa 2020", elaborado por Lise Szekér, Investigadora Associada. Research Institute for Work and Society - HIVA. Bélgica (ver apresentação).

O sábado começou com a palestra: Fomento da Inserção Laboral de Pessoas em Risco de Exclusão Social na Comunidade de Madrid, de Pablo Gómez-Tavira, Diretor-Geral dos Serviços Sociais e Integração Social da Comunidade de Madrid (ver apresentação). O seminário continuou com duas mesas-redondas sobre a resposta das Organizações de Trabalhadores para a Promoção do Emprego e a Inclusão Sociolaboral. Experiências e Boas Práticas na Europa. Na primeira mesa intervieram José Luís Fernández de Santillana, diretor do Gabinete de Estudos do Sindicato Unión Sindical Obrera - USO (Espanha) ver palestra; Fernando Moura, presidente da Federação dos Trabalhadores Democratas-Cristãos - FTDC (Portugal) e membro da PICM; Roberto Milaneschi, presidente da Associazione Laboratori Stranieri - Movimento Cristiano Lavoratori - ALS-MCL (Itália) e membro da PICM; e Dirk Uyttenhdve, presidente do Europees Forum (Bélgica) ver apresentação.

A última mesa teve como intervenientes Marta Jedrych, coordenadora de Projetos para o Emprego e a Intermediação Laboral. EDS - Fundacja Nowy Staw (Polónia) ver apresentação, Nicolae Prodan, coordenador de Projetos Institutul de Formare Economica si Sociala - IFES (Roménia), entidade observadora da PICM; e Erica Aladino, Perita em Formação para o Emprego e Intermediação Laboral. Centro de Participação de Imigrantes (CEPI) Usera - Madrid ver apresentação.

Entre em contato

Sede Social: Calle Bellesguard, 30. 08022 Barcelona. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr