Imprimir
03
Abr.

ROMA: DESENVOLVIMENTO E CONTEXTO SOCIAL NO MEDITERRÂNEO

A cooperação para o desenvolvimento e a imigração foram fundamentais no seminário "A União Europeia e o Mediterrâneo: emprego, desenvolvimento, inovação e coesão social", que decorreu em Roma de 25 a 26 de fevereiro de 2021.

2021 02 25 seminario EFAL Roma

Foto: Maria Pangaro

Foi organizado pela EFAL e MCL, em colaboração com a Fondazione Europa Popolare, no âmbito das atividades do EZA e da PICM, com financiamento da União Europeia.

Na primeira sessão, participaram Antonio Di Matteo, presidente do MCL; Piergiorgio Sciacqua, como co-presidente do EZA; Sergio Silvani, presidente do EFAL; Barbara Barbuscia, presidente territorial do MCL de Roma-Viterbo-Rieti; e Francesco Poli, assistente eclesiástico do MCL.

Vicenzo Conso falou sobre o Mediterrâneo, um modelo compartilhado e duas margens em busca do diálogo. Marco Boleo, economista do grupo ARBS e membro do MCL, falou sobre "Inovação, coesão social e desenvolvimento sustentável na agenda da Comissão Europeia".

Na sessão sobre cooperação e imigração, o presidente do CEFA, Raoul Mosconi, explicou o seu trabalho no Norte de África e o diálogo como um elemento substancial. Por sua vez, Rafael Rodríguez-Ponga, presidente da PICM e reitor da Universidat Abat Oliba CEU de Barcelona, ​​fez uma análise dos desafios e oportunidades da imigração na Europa e destacou a importância da língua e da cultura.

Sobre o papel da UE e do Mediterrâneo, falaram Massimiliano Salini, deputado europeu; e Giovanni La Via, diretor geral da Universidade de Catania e ex-parlamentar europeu.

Além disso, a espanhola Carmen Quintanilla, presidente da AFAMMER e ex-deputada; o grego Panagiotis Gkolfis, líder do DAKE; o cypriot Constantinos Eleftheriou, direitor da DEOK; e o croata Vanja Gavran, professor universitário.

O seminário foi realizado em um hotel em Roma, mas alguns participaram online. Outros membros da PICM conectados de vários países.

Cf. http://www.eupop.it/pages/news.cfm?news_ID=4006

 

Entre em contato

Sede Social: Calle Bellesguard, 30. 08022 Barcelona. Spain

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes sociais

Twitter

Facebook

Flickr